sábado, 12 de julho de 2025

Leituras de férias

Imagem gerada pelo Copilot

Caros alunos e caras alunas,

Caros professores e caras professores,

Caros assistentes e caras assistentes,

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas estão encerradas ao público na interrupção letiva, mas nem por isso os seus utilizadores ficam sem acesso aos livros! Para os jovens e adultos, a Biblioteca da Escola Secundária Damião de Goes recomenda:

1- Utilização do cheque-livro (20€) disponibilizado pelo governo de Portugal para aquisição de livros nas livrarias aderentes, nos termos indicados. Este cheque deve ser emitido na plataforma seguinte, depois de efetuado o registo. 

https://www.souleitor.gov.pt/apresentacao

2- Requisição domiciliária de livros na Biblioteca Municipal de Alenquer. O livro pretendido pode ser pesquisado no catálogo online, e depois requisitado ao balcão. 

Este é o link para o Catálogo: 

https://biblioteca.cm-alenquer.pt/Opac/Pages/Search/SimpleSearch.aspx

3- Quem preferir a leitura digital, sem sair de casa, pode aceder à Biblioteca online do Oeste, um serviço da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - BiblioLed. Este serviço pressupõe o número de leitor da biblioteca municipal. Porém, no caso de ainda não ter este número, basta fazer o pedido, seguindo as indicações da plataforma aquando do registo. 

https://oeste.biblioled.gov.pt/

Boas leituras!

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Festa da Leitura de Alenquer - (Re) Criar Camões

 


No passado dia 05 de junho, decorreu a Festa da Leitura de Alenquer - (Re)Criar Camões, que foi um êxito, tanto pela afluência, como pela diversidade e qualidade das várias intervenções e trabalhos apresentados. O Agrupamento de Escolas Damião de Goes participou com  quatro trabalhos de alunos de vários ciclos de ensino e estabelecimentos escolares: «Máscaras 
damionianas», «Leituras internacionais de Os Lusíadas», «Pôr o Pêro a ler Camões» e «Os Luisinhos estão aí».

A Escola Secundária Damião de Goes apresentou dois trabalhos:


1. As «Máscaras damionianas», realizadas pelos alunos do décimo segundo ano do curso de Artes Visuais, a partir de figuras mitológicas, histórico-literárias e humanas presentes em excertos da obra lírica e épica de Luís de Camões e da Descrição da Cidade de Lisboa, de Damião de Góis, numa articulação curricular entre as disciplinas de Oficina de Artes e Português e a biblioteca escolar

2. As «Leituras internacionais de Os Lusíadas», que consistiu na leitura expressiva da Proposição da referida obra de Camões em variantes internacionais do português e em quatro línguas estrangeiras (castelhano, guzerate, quimbundo e urdo). Estas leituras foram realizadas por oito alunos do décimo primeiro ano e um do décimo, três portugueses e seis de outras nacionalidades, representativas da diversidade cultural da escola.