quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Feira do livro usado


A Biblioteca da ESDG, este ano, decidiu organizar uma feira do livro diferente - uma feira do livro usado, com o apoio da Associação de Pais do AEDG. Pedimos a colaboração de toda a comunidade, que aderiu em força. Vários professores, pais  e amigos da BESDG ofereceram livros antigos e novos; estes foram adquiridos num ápice, tanto por professores e assistentes, como por alunos, que revelaram gostos muito diversificados e maturidade enquanto leitores. 

Para o ano repetiremos o evento! A colaboração e a partilha de livros e leituras evidentes nesta feira constituem uma grande motivação para a equipa da Biblioteca! 


Artigo publicado no jornal Nova Verdade,
 na edição de 14 de janeiro de 2019

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Concurso: Book trailers



No âmbito do projeto Ler+ Jovem: Leituras com Vista, iniciou-se o concurso de leitores criativos, Book Trailers. 

Pretende-se com este concurso, promover a leitura de livros; fomentar a utilização das TIC em contexto escolar; desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de manipulação e tratamento de vídeo digital como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos; incentivar a entreajuda, a partilha e o trabalho colaborativo.

Todos os alunos da ESDG podem concorrer, individualmente ou em equipas de dois ou três elementos, enviando um vídeo para o email da biblioteca, de acordo com o regulamento que está na pasta partilhada abaixo. Os concorrentes têm de entregar na biblioteca uma declaração do encarregado de educação a autorizar a participação no concurso; podem, igualmente, solicitar mais esclarecimentos ao balcão da biblioteca ou junto da professora bibliotecária.

Pasta Book trailers



As informações sobre o concurso estão, também, na disciplina Biblioteca ESDG, da plataforma de aprendizagem da escola - Moodle; esta disciplina pode ser acedida pelos visitantes sem palavra-passe, no endereço 


segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Ler+ Jovem - Leituras com vista


A RBE instituiu como uma das prioridades para o ano letivo de 2018/2019 a promoção da leitura, esperando que "as bibliotecas sejam motores muito interventivos na promoção da leitura, num contexto em que a mesma tende a ser menos valorizada por muitas crianças e jovens". 
A biblioteca da ESDG está, desde há muito, empenhada em promover a leitura junto da comunidade educativa, em especial dos jovens, pelo que se candidatou em julho ao projeto nacional Ler+ Jovem, com o projeto "Leituras com vista". A nossa escola foi selecionada e implementará o referido projeto no biénio de 2018-2020, com atividades diversificadas e inovadoras, das quais daremos notícia!

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Apps para educação - tutoriais


Biblioteca Escolar

Aplicações para utilização em contexto escolar


Conjunto de aplicações e ferramentas digitais para utilização pedagógicas, com tutoriais:



Destaques:

Powtoon é uma ferramenta virtual de edição de vídeos. Pode ser utilizada para fazer vídeos curtos ou longos, por exemplo para preparar uma apresentação de um projeto ou de um trabalho. Mas o que define realmente o Powtoon é que todos os vídeos podem ser feitos com animação, tornando a apresentação muito dinâmica. A versão gratuita permite vídeos até 5 min em qualidade básica e 5 exportações por mês, por exemplo para o Youtube.



Tutoriais
https://www.powtoon.com/tutorials/  em inglês no próprio site da aplicação

Biteable é outra ferramenta virtual de edição de vídeos. A versão gratuita permite a criação de 5 projetos de vídeo por mês, em qualidade HD, que podem ser carregados para o Youtube para visualização. Permite a criação de apresentações muito dinâmicas em vídeo, com um grafismo atraente e atual.

https://biteable.com/  em inglês

Tutoriais


O Animaker é mais uma ferramenta virtual de edição de vídeos de simples utilização. O plano gratuito permite a edição de vídeos até 2 min em qualidade padrão e é suficiente para utilização escolar.
https://www.animaker.co/  em português

Tutoriais
  
O Emaze permite a realização de apresentações mais dinâmicas, mas plano gratuito possibilita apenas a elaboração de 3 apresentações.

https://www.emaze.com/   com versão em português do Brasil

Tutoriais

O Canva permite a realização de diversos materiais de apresentação, tais como posteres, cartazes, infográficos, flyers e apresentações, entre outros. De fácil utilização e com uma grande diversidade de templates e imagens gratuitas. O plano gratuito é suficiente para utilização escolar.

https://www.canva.com/  em português

Tutoriais
https://www.youtube.com/watch?v=AoipUjkH08A em português do Brasil     


Todas as aplicações, mesmo para utilização gratuita, obrigam a registo de utilizador com email e password.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Grande Guerra - 100 Anos

No dia 7 de maio, decorreu na Biblioteca da Escola Secundária Damião de Goes a inauguração da exposição "Grande Guerra - 100 Anos", seguida de uma palestra de Leonida Milhões, neta de Aníbal Augusto Milhais, o "Soldado Milhões", e partilha de testemunhos de descendentes de combatentes do concelho de Alenquer. Esta sessão marcou o início de um projeto de homenagem aos combatentes alenquerenses que participaram na Grande Guerra, que integra váriosparceiros: Agrupamento de Escolas Damião de Goes, Casa do Albardeiro, Liga dos Combatentes (Núcleo de V.F.X.), Rádio Voz de Alenquer e Jornal Nova Verdade.

A Biblioteca agradece a presença generosa de Leonida Milhões, o empréstimo de peças (artefactos de guerra, vestuário, fotografias, cartas, postais, revistas, livros...) da Casa do Albardeiro, do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes e de particulares, bem como a colaboração dos professores envolvidos na organização do evento, do presidente da Liga dos Combatentes e das assistentes operacionais que se esmeraram para que este inauguração decorresse com a maior dignidade; os nossos agradecimentos estendem-se, ainda, a todos os presentes, que partilharam e amplificaram o entusiasmo com que iniciamos este projeto!

(Fotografias na nossa página de Facebook - Biblioteca da Escola Secundária de Alenquer ou na pasta da GOOGLE DRIVE)


sexta-feira, 27 de abril de 2018

segunda-feira, 23 de abril de 2018

23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Este dia foi escolhido pela UNESCO para celebrar e promover o gosto pelos livros e pela leitura em 1995, em Paris; a escolha do dia 23 de abril resultou do simbolismo da data pois, nesse dia, assinalam-se as mortes de William Shakespeare, Miguel Cervantes e de Garcilaso de la Vega.
Segundo aquela organização mundial, o livro constitui a mais bela invenção para a partilha de ideias, para além dos limites de espaço e tempo humanos, sendo uma das forças mais poderosas para a erradicação da pobreza e para a construção da paz.


segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Concurso (Auto) Retrato do Leitor

A Biblioteca está a promover o concurso (Auto) Retrato do Leitor, com vista a promover a leitura. Participe!





A ficha de inscrição e a declaração de autorização podem ser solicitadas junto ao balcão da biblioteca.

sábado, 6 de janeiro de 2018

Dia de Reis

Neste dia, que marca o fim da época natalícia, proponho três contos portugueses:

- Eça de Queirós, "Suave milagre", in Contos;
- Sophia de Mello Breyner Andresen, "Os três reis do Oriente", in Contos Exemplares;
- Luísa Dacosta, "Os magos que não chegaram a Belém", in Natal com Aleluia.


O que nos (me) dizem estes textos?

O primeiro não nos fala do mistério do nascimento, revela-nos, sim, o deslumbramento da palavra e da obra de Jesus, tão procurado, mas só visto por "aqueles ditosos que o seu desejo escolhia"; neste conto, surpreendentemente, um desses escolhidos é uma frágil criança, acompanhada só de sua mãe, da dor e da esperança.

O segundo, segue a tradição dos Reis Magos - Gaspar, Melchior, Baltasar - para nos propor a redenção, a fraternidade e a busca de um deus que a todos proteja, pois todos, a um tempo, somos "humilhados e oprimidos":

"- Dizei-me onde está o altar do deus que protege os humilhados e os oprimidos, para que eu o implore e adore.
Ao cabo de um longo silêncio, os sacerdotes responderam:
- Desse deus nada sabemos.
*
Naquela noite, o rei Baltasar, depois de a Lua ter desaparecido atrás das montanhas, subiu ao cimo dos seus terraços e disse:
- Senhor, eu vi. Vi a carne e o sofrimento, o rosto da humilhação, o olhar da paciência. E como pode aquele que viu estas coisas não te ver? E como poderei suportar o que vi se não te vir?"

O terceiro conto liberta os Magos do peso do ouro, das ricas oferendas, do poder e da fama e mostra-nos três homens bons, "magos, sacerdotes que estudavam o céu e os seus astros". Três homens, entre muitos, que não chegaram a Belém e que não figuram no presépio: "Há sempre os que conseguem e os outros. Os que ficam pelo caminho." Estes magos regressaram à sua terra, a fim de protegerem um menino abandonado que encontraram numa escura gruta, escolhendo o difícil caminho da desistência de objectivos traçados, ainda que pelos melhores motivos, os que se enraízam no amor. Todavia, não o fizeram sem protestação:

"- Regressar?! E a Luz que vínhamos a seguir? - protestou o mais novo, para quem era doloroso, depois de tantos trabalhos e canseiras, não levar a cabo o que se tinha proposto. - Desistimos assim da Luz que nos guiou até aqui? Desistimos, agora, quando estávamos tão perto?
- Compreendo o que sentes, irmão, também já fui novo... Mas há a criança. Como poderemos abandoná-la?"

Boas leituras a fechar o Natal...
Ana Eustáquio

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

2077 - 10 Segundos Para o Futuro - Episódio 1 - RTP Play - RTP

2077 - 10 Segundos Para o Futuro - Episódio 1 - RTP Play - RTP



Da sinopse:

"Inteligência Artificial. Nanotecnologia. Fusão Homem/Máquina. Genética
Estamos no ponto de partida de uma mudança tecnológica exponencial. Nas próximas décadas viveremos a desmaterialização da tecnologia. Os computadores abandonarão as secretárias para se instalar nos olhos, nas paredes e em tudo o que nos rodeia. Os chips estarão integrados em praticamente tudo à nossa volta, transmitindo informação vital. A qualidade e a esperança média de vida aumentarão espantosamente e o envelhecimento será retardado. Teremos capacidade de escolher genes para os nossos filhos e criar novas formas de vida."